Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Inquérito
Gostaria de ter Internet wireless gratuita por toda a freguesia?
Excelente Ideia!
Já deveria estar!
Não!
Junta de Freguesia - Mensagem do Presidente

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Bem-Vindos ao Sítio da Junta de Freguesia do Jardim da Serra.

Temos para Vos oferecer imagens, sons e palavras desta autarquia da Região Autónoma da Madeira. Estes documentos registam a transformação do Jardim da Serra, operada com esforço, por homens e mulheres, ao longo de vários séculos.
O seu engenho está manifesto, «desde o vale até à montanha»: em curvas de nível, desenhou «a geometria dos poios»; escavou açudes, poços e levadas; construiu veredas, caminhos e estradas; edificou valiosas escolas, humildes casas e uma ou outra «quinta sumptuosa»; erigiu capelas, que atestam a religiosidade popular. Fez emergir do solo um grande templo, em cujo silêncio, se proclama a Palavra que garante aos crentes a passagem da temporalidade para a eternidade.
Da vontade de transformar a realidade, com vista ao bem comum, surgiram instituições e serviços que assentam, alguns deles, em trabalho voluntário. Celebramos a flor e o fruto da nossa árvore predilecta: a cerejeira. Por entre pomares cobertos de brancura, calcorreamos as estradas, no Grande Prémio das Cerejeiras em Flor. E, quando a árvore se põe verde-rubra, os pássaros são os primeiros a anunciar «o Tempo das Cerejas» que, além de ser tempo de trabalho, é também tempo de festa.
Daqui, dos verdejantes picos da Ilha, da Boca da Corrida e da Boca dos Namorados, contemplamos, com êxtase, a vastidão marítima e o azul do céu infinito. Esta experiência faz nascer em nós a esperança de nos reencontrarmos com aqueles que vimos partir desta terra mater. Obriga-nos também a dá-la a conhecer aos que nasceram e vivem noutras paragens.
Sempre estivemos ligados pelos afectos, os quais têm sido alimentados de diferentes modos: outrora, mediante carta; hoje, através de diversos meios, entre eles, a Internet. Este sítio é, pois, em si mesmo, um convite à participação de todos, residentes e ausentes, no aperfeiçoamento desta comunidade que percorre a senda da reconciliação: a do Homem com o Homem e a deste com a Natureza.

Saudações cordiais

Manuel de Jesus Gonçalves (Neto)
 

   
Estatísticas
Temos 25 visitantes online.
Visitas: 904.491
Login
Email:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
  Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ok-Portugal