Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Inquérito
Gostaria de ter Internet wireless gratuita por toda a freguesia?
Excelente Ideia!
Já deveria estar!
Não!
Notícia
CONTROLO DA VESPA DO CASTANHEIRO
28 de Abril de 2016
Visita a pomares e palestra sobre a situação atual da Vespa do Castanheiro/Luta Biológica

 

A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, com o apoio da Junta de Freguesia do Jardim da Serra/CDISA Quinta Leonor, realizou na quinta feira, dia 28 de abril, um conjunto de iniciativas (visitas a pomares e uma palestra) que tiveram como finalidade o início controlo da vespa das galhas do castanheiro (o inseto Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu), na RAM.
Participam nestas iniciativas o Eng. Adriano Maia da DRA, a Eng.ª Maria Manuel Mesquita da DRAPN, o Prof. Dr. José Laranjo e o Eng. Cândido da ResfCast-Associação Portuguesa da Castanha e da UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Neste mesmo dia, com início pelas 10 horas, realizou-se uma visita às principais áreas de castanheiro da freguesia, tendo-se verificado que a vespa se tinha alastrado por todos os lados: não há castanheiro, nem ramo que tenha escapado a esta praga! Esta intensidade da praga levou-os a concluir que a situação do castanheiro, aqui e noutros pontos da Madeira, é ainda pior do que aquela que está ocorrer no Continente. A luta contra este inseto tem sido feita, sobretudo pela via biológica, em países como a Itália e a França, com resultados bastante animadores. O inseto que tem sido utilizado para parasitar a larva da vespa é o Torymus sinensi. Contudo, o parasitoide não foi lançado, como estava previsto, dado que ainda não estavam reunidas todas as condições necessárias. Este procedimento de luta biológica deverá ser posto em prática, brevemente, nos nossos pomares. 
Nesse mesmo dia, pelas 19 horas, nas instalações da Junta de Freguesia, realizou-se uma palestra, dinamizada pelos técnicos e pelos investigadores acima indicados, sobre a Situação Atual da Vespa do Castanheiro/Luta Biológica. O Diretor de Serviços de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng. Rui Nunes, participou também nesta iniciativa e reafirmou o empenhamento da Secretaria Regional de Agricultura, no controlo e, se possível, na irradicação da vespa do castanheiro.
Com vista a um controlo mais eficiente desta praga, os cerca de 20 agricultores que marcaram presença nesta palestra receberam as seguintes orientações: 1.ª deverão colaborar com os técnicos, fornecendo-lhes informações sobre as áreas afetadas e sobre o desenvolvimento da praga; 2.ª não devem aplicar inseticidas nem herbicidas, nos pomares ou nos arredores; não devem queimar os ramos dos castanheiros, dado que os parasitoides se encontram nos casulos (galhas), em estado de larva ou como inseto. Por fim, foi pedido a todos os participantes que pusessem em prática todas estas orientações e as divulgassem.
A Juta de Freguesia agradece a participação e o empenhamento de todos, no combate a esta nova praga que assola os nossos pomares!

   
Estatísticas
Temos 48 visitantes online.
Visitas: 871.526
Login
Email:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
  Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ok-Portugal